Telefonia IP

entenda o que é e como funciona
A transmissão bidirecional de voz através de uma rede de comutação de pacotes IP é a definição técnica da telefonia IP.
O termo VoIP é sinônimo de telefonia IP e funciona como um esforço organizado para padronizar esse tipo de telefonia.

No entanto, o termo VoIP é amplamente utilizado para os serviços reais oferecidos, enquanto a telefonia IP, muitas vezes, refere-se à tecnologia por trás desses serviços. Além disso, a telefonia IP é um termo genérico para todas as aplicações em tempo real sobre IP, incluindo voz sobre mensagens instantâneas e videoconferência. Existe também o termo Integração Computador-Telefonia (CTI), que descreve as tecnologias que usam computadores para gerenciar chamadas telefônicas.

A partir do final da década de 1990, a Internet e seu conjunto de protocolos TCP / IP começou a virar as comunicações de dados e da indústria de telefone de cabeça para baixo. O IP tornou-se o transporte universal para quase todos os dados e vídeo em todo o mundo. É cada vez maior a infraestrutura para o tráfego de voz também. Além disso, as grandes empresas já utilizam a telefonia IP em grande parte de suas operações de telefonia e, as que não fazem isso, já tem planos para o futuro.

Ligações realizadas entre computadores são totalmente gratuitas. Além de um software capaz de transmitir a voz analógica em voz digital, você precisará também de um microfone, alto-falantes e uma boa conexão com a Internet. Ligações VoIP realizadas para telefones convencionais ou celulares também são transformadas em dados digitais, recebidas na central telefônica correspondente e então transmitidas para o usuário final em seu aparelho físico.

A voz, transmitida de maneira analógica, é transformada em pacotes de dados digitais binários pela tecnologia VoIP para que eles possam ser enviados via Internet. Assim, se você pretende utilizar um computador ou smartphone, precisa instalar um software que faça isso. Nesse caso, você pode ligar para outro computador ou mesmo para qualquer telefone convencional ou celular.

Como funciona ?

Por utilizar a rede de computadores para transmissão de dados é necessário primeiro converter a voz em sinais digitais, sendo assim o primeiro passo é o software utilizado digitalizar a voz em pacotes de dados para que trafegue pela rede IP, após isso, quando o sinal chega no destino é novamente convertido em voz para o utilizador final.

Exemplo: o utilizador retira o telefone IP do gancho, e nesse momento é emitido um sinal para a aplicação sinalizadora do roteador de “telefone fora do gancho”. A parte de aplicação emite um sinal de discagem. O utilizador digita o número de destino, cujos dígitos são acumulados e armazenados pela aplicação da sessão. Os gateways comparam os dígitos acumulados com os números programados; quando há uma coincidência ele mapeia o endereço discado com o IP do gateway de destino. A aplicação de sessão roda o protocolo de sessão sobre o IP, para estabelecer um canal de transmissão e recepção para cada direção através da rede IP. Se a ligação estiver sendo realizada por um PABX, o gateway troca a sinalização analógica digital com o PABX, informando o estado da ligação. Se o número de destino atender a ligação, é estabelecido um fluxo RTP sobre UDP entre o gateway de origem e destino, tornando a conversação possível. Quando qualquer das extremidades da chamada desligar, a sessão é encerrada.

Ainda tem dúvida? Vamos conversar?